terça-feira, 27 de março de 2007

Bicicleta...


A história da bicicleta, veiculo tão comum atualmente, é um pouco conturbada. Porém registros indicam que Leonardo Da Vinci foi o primeiro a idealizar um sistema com correia, muito básico, mas muitos cientistas consideram esse como o primeiro projeto de bicicleta. Com o passar do tempo o mecanismo começou a se aperfeiçoar. Foi no século XIX que esse meio de transporte ganhou muitas inovações e começou a parecer com as atuais bicicletas. Modernidades como “guidom” e pedais foram introduzidas por inventores no início do século XIX (para mim não é importante decorar nomes e dadas, por isso não as cito em minhas pesquisas).
Há registros de que em meados do longo século a prefeitura de Paris já havia destinado parte das rodovias para os velocípedes (as modernas “bicicletas da época), devido aos inúmeros acidentes entre os mesmos e as carroças já existentes na época. Esses espaços vieram posteriormente a ser chamados de ciclovias, e hoje são comuns na maioria da metrópoles.
Já no final do século XIX era muito comum enxergar velocípedes nas ruas do dos países da Europa. Os velocípedes tinham a mesma sistemática das atuais bicicletas, sendo sua aparência parecida com as “bicicletas” usadas por palhaços nos circos. Com duas rodas, sendo a de trás muito menor que a da frente, tinha os pedais encaixados na roda da frente, sendo assim não possuía correia, uma vez que a tração era feita diretamente na roda da frente. Como assinto o velocípede tinha um selim de couro, que pelo aspecto não devia ser dos mais confortáveis :P.

Nenhum comentário: