terça-feira, 27 de março de 2007

Trem...

A pesar de a primeira idéia de uma maquina a vapor como conhecemos ter surgido ainda no século XVII, o grande desenvolvimento dos trens aconteceu no século XIX. Logo no início do século, na primeira década, após várias tentativas, conseguiu-se construir uma máquina que puxava nada mais nada menos do que cinco vagões e setenta passageiros à inacreditável marca de 8 quilômetros por hora.
Desde então a indústria férrea evoluiu muito, foi usada primeiramente como forma de retirar os minérios de dentro das minas. Como problema, existia os trilhos feitos de madeira, que eram danificados com rapidez, devido ao grande peso das locomotivas, que passavam de 20 toneladas, quando carregadas. Junto com o desenvolvimento de trilhos de metais, ocorria o constante desenvolvimento das máquinas, calculO (;P) que dezenas se espécies diferentes de locomotivas tenham sido criadas durante a primeira metade do século XIX. É fato porém que na metade do século XIX já existiam alguns milh
ares de quilômetros de vias férreas espalhados pelo mundo.
O ponto alto do desenvolvimento ocorreu quando a energia de vapor foi trocada pela eletricidade, no final do longo século.

Nenhum comentário: